Estes são os cursinhos existentes para o CACD. Sempre que eu descobrir um curso novo,atualizarei esta página. A ordem é aleatória.


Clio: um dos mais conhecidos, o Clio tem apresentado bons índices de aprovação. Se concentra nas capitais - tendo os principais cursos e todas as modalidades em RJ, SP e BSB - e nas outras, cursos telepresenciais, além de em algumas cidades do interior (poucas, porém). Há cursos online para a primeira, segunda, e terceira fase, e de exercícios e Gramática Aplicada ao Texto. Já vi críticas aos cursos on-line para a primeira fase (pouco tempo de aulas, dizem que não vale a pena), mas acredito que o de redação seja muito bom para ser feito a distância. Também tem cursos de espanhol e francês, regulares (porém, nas unidades presenciais), além de expressos. O preço é salgado, mas o curso tem programa de bolsas e descontos, além de ser excelente.  ATUALIZAÇÃO (2016): o Curso clio agora faz parte da plataforma Damásio, tendo sofrido uma significativa mudança.

Curso Sapientia: curso inteiramente on-line, o que é ótimo para quem mora longe de capitais. Dizem que o curso para primeira fase , regular, é excelente. Possui curso para a resolução de exercícios e intensivos, também. Além disso, o Sapientia tem curso para a segunda e terceira fases, e de exercícios também. Possui curso de línguas, preparatório para a quarta fase, on-line. 



Curso Atlas GranDiplomata: nova modalidade do Atlas, junto ao GranCursos - escola de cursinhos preparatórios bem conhecida em BSB. Tem coaching, cursos de exercícios, todos on-line (até aonde entendi). Os preços são convidativos. 


Escola Superior Diplomática - em São Paulo e Campinas, com aulas presenciais. Tem curso on-line de exercícios, extensivo e intensivo, além de cursos de idiomas. Também há prova para bolsas.




 Curso JB: presencial em Brasília, há cursos de todas as modalidades. As turmas costumam ser menores que nos demais. 




Grupo de Humanidades - tem cursos regulares on-line, por matérias. Os preços parecem acessíveis.

Lynch Diplomacia: o Lynch tem várias modalidades de cursos, e também tem cursos específicos em várias matérias, além de um programa de coaching (é a base do curso). Possui preços acessíveis, e as orientações são feitas on-line.



IBRAE: curso presencial em BH e em Curitiba, o IBRAE também vende CD das aulas, por um preço um tanto acessível.



IDEG: O IDEG tem cursos presenciais no Rio de Janeiro e em São Paulo.Tem cursos online, também.

 


http://cicloead.com/

 Cicloead: curso novo, com modalidades telepresenciais. Os preços são bastante atrativos. ATUALIZAÇÃO (2016): no momento estão sendo ofertados cursos de economia.




Telos Coaching: curso específico de Coaching para o CACD, presencial em Brasília.




Audiplo: somente em Porto Alegre, possui curso regular e cursos específicos para o CACD.


CURSOS ESPECÍFICOS:


Curso Sara Walker - curso de inglês, especializado para o concurso. É presencial em Brasília. Um dos cursos mais procurados para essa prova. Tem nível 1 e 2 de curso.



Curso de Economia Michelle Miltons - é um curso em DVD sobre os conteúdos de economia e economia brasileira. Já ouvi bons comentários a respeito, e pode ser muito bom para quem tem dificuldades com a matéria. Pelo que entendi, também há cursos presenciais com pequenas turmas em BSB, GO e BH.





 Professor de Inglês Nativo -  pelo que indica, tem aulas presenciais, em grupos ou sozinho, e pelo Skype. Não sei como é o curso.


Estude Idiomas: cursos on-line ao vivo dos três idiomas exigidos para o CACD.





 Concurso English: Curso de inglês online, tem preparação voltada para o TPS.

Central English: curso exclusivamente de inglês, para preparação para o CACD. Tem cursos para o TPS e terceira fase, com professores experientes (alguns tendo já trabalhado no IRBR).

22 comentários:

  1. Gostei bastante desse seu Especial sobre os cursinhos.Vou recomendar no meu Blog.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Leonardo! Se quiser, pode copiar, o importante é divulgar :D. Se souber de algum, por favor, me avise, para que eu possa atualizar aqui.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Agradeço muito pelas dicas. Vc não tem noção de como esses blogs são importantes para quem tá começando. Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Maria,
    estava muito preocupado com minha caligrafia para as provas do cacd (realmente feia), mas pude verificar na prova de historia do Brasil a letra do Guilherme Raicoski (aprovado em 2013). É muito parecida com a minha, fato que nao o impediu de tirar nota máxima. Até onde a caligrafia ruim tira ponto na terceira fase? como faço para conseguir as melhores respostas escaneadas? aguardo reposta

    ResponderExcluir
  5. Rafael, primeiramente, obrigada pelo comentário! Eu sei como é importante ter blogs que orientem, porque muitos já me ajudaram; tento criar aqui mais uma linha de apoio, e estou sempre tentando aprimorar. É muito importante comentários como o seu, para nos estimular a continuar e aprimorar esse trabalho :D!
    Em relação a sua caligrafia, "caligrafia feia" não é problema. A questão é se a sua letra é legível, se é possível diferenciar as letras (p.ex. "a" de "o" e maiúsculas de minúsculas). Há candidatos de todas as áreas, engenheiros, advogados e médicos (conhecidos pelas letras ilegíveis hehe), por exemplo, gente de todas as idades, e a maioria não tem a caligrafia de "professor"; não se preocupe com isso. Você pode, inclusive, escrever em letra de forma, desde que seja possível diferenciar, não há maiores problemas. Se tiver medo, tente aprimorar um pouco a forma como escreve algumas letras; pequenas mudanças podem lhe ajudar a ter confiança e não exigem muito esforço (falo isso porque mudo a minha caligrafia a todo o momento).
    Quanto aos scanners, vc só consegue com quem passou para as outras fases, ou então, nos cursinhos. Não há como ter acesso pelo CESPE ou outro meio que não pelos candidatos que disponibilizem, porque são dados pessoais. Os cursinhos os tem porque os alunos fornecem.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Boa noite Maria,
    quero compartilhar que tive acesso a varios espelhos da segunda fase através do endereço http://historiaseconversasdiplomaticas.blogspot.com.br/ (no ícone skydrive 1, no canto esquerdo da tela). Ainda vou pesquisar se são de candidatos aprovados ou não.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Rafael, obrigada! Vou ver se são as mesmas pastas do skydrive que linkei, senão, irei pedir ao Danilo para publicar aqui tb. Vi que ele publicou que o Clio tem as provas; eu sabia do banco de dados, mas achava que se limitava as do CESPE. Logo pretendo disponibilizar essa informação. Mas, como eu lhe disse, os espelhos são os que os candidatos autorizam :). Muuito obrigada (que bom que há vários!) :D!

    ResponderExcluir
  8. MARIA,
    nao tinha prestado atenção. São as mesmas que vc linkou...

    ResponderExcluir
  9. Boa noite Maria,
    Vi numa reportagem que "A Lei 12.601/2012, recentemente sancionada pela presidenta Dilma Roussef, criou 1.293 novos cargos no Ministério das Relações Exteriores (MRE), sendo 893 para oficiais de Chancelaria e 400 para diplomata"

    Vc sabe se essas vagas já serão distribuidas nos próximos concursos(2014, 2015...)?
    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Oi Rafael!
    É o que se espera. Na verdade, com essa lei, acreditava-se que o concurso voltaria a ter as 100 vagas por um tempo, o que não vem ocorrendo. Basicamente, se mantém um número de vagas para reposição de funcionários (aposentados + eventuais que venham a falecer). Da mesma forma que se esperava um concurso iminente para OfChan (se não me engano o último foi em 2008 ou 2010), e até agora, nem brisas de que irá sair :/. Estamos torcendo para que esse aumento de vagas reflita no certame, mas não há nada que aponte para isso, ao menos para o concurso deste ano. De qualquer forma, acredito que logo teremos algum com mais de 50 vagas, ao menos, talvez 2015 ou 2016, passado ano eleitoral, quem sabe?

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde,
    Primeiramente, gostaria de parabenizá-la pela iniciativa. Há algum tempo procurava informações sobre cursos preparatórios e este foi o melhor que encontrei sobre o tema.
    Estou me mudando para Brasília para iniciar os estudos para o CACD, mas não sei ainda por onde começar. Pretendo estudar no curso JB, tendo em vista que este oferece um curso completo em um tempo razoável. O Clio é muito acelerado, cobrindo todo o edital em 20 semanas de curso, não sendo recomendado para a primeira etapa da preparação.
    Gostaria de saber se você teria alguma dica de onde morar em brasília e onde encontrar outros candidatos com interesse em alugar um apartamento na capital. Agradeço a atenção e as dicas.

    ResponderExcluir
  12. Olá, Anônimo! Obrigada pelo elogio, é muito importante receber o feedback e saber que o blog está ajudando :)!
    Quanto aos cursos, nunca pesquisei o JB, mas já ouvi de pessoas que fizeram lá, e acho que gostaram.Não sei se o curso deles tem mais tempo, dado que a maioria se estrutura em 18 a 20 semanas. Em relação a preço, o Sapientia (on-line) tem preços atrativos e dizem ser ótimos. Acho que ODiplomata (na Asa Norte) também é mais em conta. O Clio tem um sistema de descontos que pode valer muito a pena, também. Mas, realmente, é cansativo fazer todas as matérias. É difícil "acertar"o curso de primeira, além do fato de que todos tem prós e contras. Mas acho que todos podem dar uma boa base para início dos estudos.
    Com relação a morar em Brasília, fiz uma aba especialmente para isso, com dicas de como pesquisar lugares para morar. O JB é perto do Brasília Shopping, na Asa Norte (praticamente "no meio"das asas). Mais perto de lá são as quadras 702 (tanto norte quanto sul) e aí, conforme aumenta (até 716 que é a última) fica mais longe. Mas se locomover é fácil (mesmo com ônibus).
    Quanto a apartamento para dividir, você pode procurar no FB do DCE da UNB (tem o link na aba "morar em brasília"), ou na comunidade do IRBR no Facebook (linkado a direita em "oturos links"). Mas as vezes é mais fácil achar com alunos da UNB, porque sempre tem mais procura.Tem pessoas que procuram quem seja tranquilo e queira estudar; como tem grande variedade de alunos, talvez tenha como achar pessoas realmente comprometidas.
    Dê uma pesquisada no www.wimoveis.com.br de apartamentos no Plano Piloto; se você pegar na W3 norte ou Sul o transporte é fácil. Às vezes dividir acaba saindo pouca coisa mais barato. Vc também pode perguntar se alguém quer mudar para BSB e dividir (ao invés de já procurar quem já tem ap) na comunidade do facebook do IrBr, talvez é mais fácil de encontrar.
    Se quiser mais informações, pode enviar um e-mail para mariacacd@gmail.com.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  13. Alguém possui informação sobre esse curso: http://www.diplomaciamg.com.br/novo/ ?

    ResponderExcluir
  14. Maria, alguns cursinhos a mais para você atualizar:

    Ideg (http://www.ideg.com.br/site/index.php)
    Estude Idiomas (http://www.estudeidiomas.com/index.html)
    Concurso English (http://concursoenglish.com/cacd-course/)

    Se encontrar outros, posto aqui. Tanto esse especial dos cursinhos quanto o de morar em Brasília estão virando referência! Quando chegar dúvidas dessas questões no meu blog vou "linká-los" para cá, com sua permissão, é claro! Abraços e Parabéns.

    ResponderExcluir
  15. Muito obrigada, Leonardo, e obrigada pelos elogios. Logo incluirei as sugestões. E pode até copiar as páginas, o importante é divulgar as informações :)

    ResponderExcluir
  16. Seu blog é excelente. Rico em informações e elegante.

    A propósito das escolas de idiomas, existe alguma delas que você recomendaria?

    Obrigado

    ResponderExcluir
  17. Veber, muito obrigada pelos elogios :)! Ouvi falarem bem da Sarah Walker, do curso de inglês do Ideg. Quanto a francês e a espanhol, creio que um regular on-line possa ajudar. Muitos fazem a 3a fase no clio, acho que é bom, também. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!
      Parabéns pelo Blog! Traz informações interessantíssimas!
      Você poderia traçar um panorama atual sobre os cursinhos?
      Estou pensando em iniciar meus estudos, mas estou meio pedido...
      Obrigado!

      Excluir
    2. olá, obrigada! o que você gostaria, mais especificadamente?

      Excluir
  18. Boa noite!
    Gostaria de saber se há informações atualizadas sobre os índices de aprovação dos cursos. Pretendo iniciar um curso online (pois moro no interior) e achei a proposta do IDEG interessante, mas não tenho ideia do índice de aprovações do curso. Obrigada!

    ResponderExcluir
  19. Olá, pessoal, vcs conhecem algum curso on-line de preparação para a bolsa-prêmio, aquela de ação afirmativa para afrodescendentes. Obrigado.
    rafaeldecastro_r12@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Bom dia!
    Parabéns pelo Blog!
    Você poderia traçar um panorama atualizado sobre os cursinhos?
    Estou pensando em iniciar meus estudos, mas estou um pouco sem rumo...
    Obrigado!

    ResponderExcluir

Categorias

estudos (40) concurso (33) motivação (29) notícia (28) organização (23) dicas (22) crise (18) cursos (18) mundo (11) Itamaraty (8) frases (8) início (8) tirinha (7) África (7) textos (6) metodologia (5) europa (4) retrospectivas (4) carreira (3) lista (2) blog (1) retorno (1)

O blog deveria ter mais colaboradores?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Twitter

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Visitas

Maria
Alguém tentando se organizar,
Ver meu perfil completo

Atualizações do MRE

Seguidores